Moscow Mule: o drink da canequinha



O drink, criado nos anos 1950, ajudou a popularizar o consumo de vodca nos Estados Unidos e no Canadá. O seu nome, algo como mula de Moscou, é uma referência ao efeito que o destilado de origem russa, cujo teor alcoólico varia de 35% a 60%, costuma causar em seus bebedores. A receita leva vodka, ginger beer e limão.

      O surgimento do Moscow Mule é controverso, mas segundo artigo publicado no Wall Street Journal em 2007, o drink foi inventado por Wes Price, bartender do Cock`n`Bull, na tentativa de desovar grande quantidade de ginger beer que estava para vencer no estoque. Wes serviu o drink ao ator Broderick Crawford, que apreciou a bebida e fez com que ela ganhasse notoriedade e seu nome  ganhasse o mundo. 

      Há histórias também sobre a caneca de cobre em que o drink é servido. A mais convincente é a de que teria sido uma jogada de venda casada para vender também as canecas que estariam sobrando. O fato é que o cobre ajuda a manter a bebida gelada por mais tempo e desperta a curiosidade dos amantes de drinks mundo a fora.

Confira abaixo uma receita clássica do Drink:

Receita Clássica (com Ginger Beer)

·         60ml  de vodka

·         15ml de suco de limão

·         Complete com Ginger Beer em um copo de cobre com bastante gelo